Pages

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Não tem pão francês na França?!



Não! O pão francês das padarias brasileiras, na verdade, não tem tanto a ver com os pães feitos na França. A receita do pãozinho hoje mais consumido no Brasil surgiu no início do século XX, provavelmente perto da Primeira Guerra Mundial, por encomenda de brasileiros endinheirados que voltavam de viagem a países da Europa.

Até o fim do século XIX, o pão mais comum no Brasil era completamente diferente, com miolo e casca escuros. Na época, era bastante popular em Paris um pão curto com miolo branco e casca dourada - espécie de precursor da baguete, atual predileção dos franceses. Os viajantes de famílias ricas que voltavam de lá descreviam o produto a seus cozinheiros, que tentavam então reproduzir a receita pela aparência.

O resultado foi a invenção do "pão francês" brasileiro, que difere de sua fonte de inspiração européia, sobretudo por levar um pouco de açúcar e gordura na massa antes de ir ao forno. Com o tempo, o novo pão foi ganhando apelidos locais diferentes, como cacetinho, média, filão, pão jacó ou pão de sal, em diferentes cidades do Brasil.



1 comentários:

PresqueFrançais disse...

Eu também pensava que não existia pão francês na França, mas, quando cheguei no Restaurante Universitário, fiquei surpreso. Ele estava lá! Qualquer dia eu filmo pra vocês verem, é "igualzinho" ao nosso! Talvez seja coisa de pobre, sei lá... hehehe. Abraços!

Postar um comentário